quarta-feira, 13 de julho de 2011

SÃO GONÇALO DOS CAMPOS NOS ANAIS DA CÂMARA FEDERAL

O deputado federal EMILIANO JOSÉ (PT/BA) manifestou-se na Câmara Federal, acerca dos 127 anos de emancipação política de São Gonçalo dos Campos. Eis seu pronunciamento:

Senhor presidente, senhoras e senhores deputados,

No próximo dia 28 de julho o município de São Gonçalo dos Campos, no recôncavo baiano, estará completando 127 anos de emancipação política.

Sua origem remonta ao inicio do século XVIII, com o aparecimento de uma imagem de São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, onde foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de jesuítas e nativos.

O município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira pela Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 retomou a denominação atual.

Para se fazer justiça histórica, é preciso que se destaque que a velha vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira na Bahia, às margens do Rio Paraguaçu, primeiro grande entreposto e ponto de partida das riquezas do sertão rumo a Salvador, com seus saveiros singrando as águas da Bahia de Todos os Santos, com seu casario colonial escorrendo morros abaixo, foi a cidade-mãe de incontáveis municípios do recôncavo baiano.

De suas terras nasceram, entre outras, as cidades São Félix, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Feira de Santana, Conceição da Feira, Santo Amaro, Conceição do Jacuípe, Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos. Todas herdeiras, quando emancipadas, das culturas da cana, do tabaco, da mistura tão baiana entre a fé cristã e os cantos aos orixás.

São Gonçalo dos Campos, que no próximo dia 28 aniversaria, surgiu então como ponto de parada dos tropeiros que partiam de Cachoeira em direção ao ouro da região de Jacobina. Assim, o pequeno arraial que se formara ao redor de um velho engenho de açúcar e uma capela, fora o embrião da atual cidade.

Diversos filhos teus participaram da epopéia libertadora do jugo português em 1823.

Líderes políticos são-gonçalenses assinaram a histórica ata da Câmara de Cachoeira, quando a 25 de junho de 1822, proclamaram o regente D. Pedro de Alcântara, Defensor Perpétuo do Brasil, evidenciando a sua adesão ao movimento de independência, o que lhes custara um intenso bombardeio por uma embarcação canhoneira portuguesa, ancorada no Rio Paraguaçu.

São Gonçalo dos Campos é terra cuja população, graças às políticas públicas, investimentos, ações e programas do governo federal e do governo da Bahia, aos poucos se emancipa da subserviência ditada pelo coronelato político dos sertões baianos.

Dotada de clima ameno, batizada como Cidade-Jardim, é dona de um parque arbóreo de fazer inveja a qualquer cidade do Brasil.

Em seu território estão os dois maiores abatedouros avícolas da Bahia e a maior fábrica de charutos do Brasil.

Contando com cerca de 32 mil habitantes, divididos quase igualmente nas áreas rural e urbana, suas terras-norte se interpenetram com as terras-sul de Feira de Santana. Tanto que, com a recente criação da Região Metropolitana de Feira de Santana, desta passou a fazer parte.

São novos os ares que oxigenam o visível crescimento de São Gonçalo dos Campos, cidade com a qual mantemos relações de amizade e fraternidade históricas. Por lá, sempre encontramos o abraço sincero de Hugo Carvalho, o gaúcho mais baiano de todo o recôncavo, companheiro de sonho e utopia, com suas incríveis histórias sobre charutos e suas fumaças mágicas. Neste contexto, outros baianos ilustres se destacam, como o meu companheiro Márcio Machado da Silva, popular Nengo. Lá, esperamos no próximo ano a grande vitória de Cláudio Luiz Vale dos Santos, o fulgurante Cacau, que com seu arrebatador carisma, tem mobilizado milhares de são-gonçalenses em prol das mudanças indispensáveis e urgentes que o município necessita promover.

Reafirmo minha alegria em participar de mais este aniversário de emancipação de São Gonçalo dos Campos. Convido a todos os senhores deputados a conhecer também este belíssimo pedaço da Bahia e de nossa história. O povo são-gonçalense nos aguarda para que possamos celebrar juntos os seus 127 anos de paixão pelas causas libertárias e populares.

Muito obrigado.

Emiliano José

Em 13/07/2011

Nenhum comentário: