sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

FM 298 - Burburinho

É

quase noite de uma sexta-feira. Dia da semana em que fervilha o calçadão da Praça Cazuza Machado, o mais importante “point” da minha São Gonçalo dos Campos da Bahia.

Aposto-me à minha mesa estratégica e predileta do bar Toca dos Amigos. Aqui, aliás, quase diariamente me entoco nos finais de tarde. Para, enquanto não chega algum amigo apreciador dos prazeres etílicos, dar-me ao prazer de escrever, fumando meu charuto ao ar livre, em meio ao burburinho do ambiente.

E, nas sextas-feiras tudo vai bem, no máximo até as vinte horas. Depois, começam a encostar mais e mais carros, com potentes sons instalados, cujos exibicionistas proprietários, curtem especial satisfação em ligar o volume nas alturas. Impõem aos outros, os seus gostos musicais, gostos sobre os quais dispenso comentários.

Agora então, quando a renda da população da base da pirâmide social tem, justamente, se elevado, acessando-lhes aparelhos de som custosos, estar em público tem se tornado um exercício de paciência quase insuportável.

Quem conhece a Bahia, bem conhece o fenômeno dos trios elétricos. Decibéis desrespeitando a capacidade humana auditiva parecendo desejar que o mundo todo os escute. Fizeram escola. Cada carro que aporta nas noites das sextas-feiras, aqui no calçadão da Cazuza Machado, é um verdadeiro minitrio-elétrico. As músicas tocadas se cruzam e se misturam, de leste a oeste, infernizando aqueles que apreciam o papo amigo e o bom sossego.

Converto-me em peixe fora da água. Mas, como a vida me ensinou a ser anfíbio, desligo os ouvidos. Deixo o barco correr e continuo fazendo crescer a cinza do meu charuto, casando tudo com o inaudível tilintar do gelo de meu uísque se desfazendo em água.

Menos mal que, até agora, ninguém chegou à minha mesa interrompendo o prazeroso (?) momento que me instigou este relato.

A praça se agita. Atestado que muitos da minha cidade apreciam o confuso burburinho. Ou – me indago – será que já se conformaram com tal estado de coisas?

Meu charuto terminou. Vou-me embora.

13 comentários:

Anônimo disse...

Enviada em: domingo, 1 de março de 2009 10:24

Prezado amigo,

Sou solidário a ti no tema da crônica. Esperamos que o poder público local faça com que se cumpra a lei.

Claudomiro Araújo

Anônimo disse...

Enviada em: domingo, 1 de março de 2009 00:13

Caro Hugo adorei a cronica da semana. Abraços.

Edson Andrade

Anônimo disse...

Enviada em: sábado, 28 de fevereiro de 2009

Meu Caro Amigo Hugo,

Parabéns, belissíma e oportuna a sua cronica.

Para você e outros cidadãos de São Gonçalo, que já ou quase se acostumaram com o som nas alturas ligados nos carros, até parece que está ficando normal, mas para nós que estamos vindo de outra região, onde o respeito e a preocupação com o vizinho é um pouquinho melhor, achamos isso um absurdo e uma falta de consciência das pessoas que se utilizam desta maneira de se divertir.

Como você sabe, não sou muito chegado a ficar sentado numa mesa de bar bebericando uma gelada. Até que gostaria de mudar esse meu modo, pois um bom papo com amigos inteligentes como você é muito agradável e a gente acaba nesses encontros aprendendo mais.

Mas meu caro, com esse som dos carros e mais o som vindo daquela pizzaria vizinha ao Bar Toca dos Amigos, é demais para os meus ouvidos e sinceramente prefiro ficar em casa curtindo o som do DVD num ambiente também muito agradável.

Um abraço do amigo

Wilson

Anônimo disse...

Enviada em: sábado, 28 de fevereiro de 2009

Muito boa. Linda.

Luiz Antônio Barboza

Anônimo disse...

Enviada em: sábado, 28 de fevereiro de 2009

Meu velho amigo.

Se a residência do Sr.(a) Juiz de Direito e do Sr.(a) Promotor de Justiça, ou mesmo do Sr. Delegado de Polícia fosse nessas imediações, tudo seria resolvido com a lei! (êles residem aí em nossa cidade bela?.
Pois bem... Nossos ouvidos serão, por algum tempo, penico.
Grato

Hugo sanfona Luna

Anônimo disse...

Enviada em: segunda-feira, 2 de março de 2009

Caro Hugo,

Bela crônica. Esse tema merece mais algumas fumaçadas.

Essas atitudes individualistas, exibicionistas e desumanas, estão no teu recanto e nas praias do sul.

Um forte abraço

Wladimir

Anônimo disse...

Enviada em: segunda-feira, 2 de março de 2009

Caro confrade,
Gostaria de lhe dar os parabéns pela sua escrita. sempre que puder vou dar uma olhadinha numa nova crônica e me identificar e alegrar com ela.
Um abraço,
Ricardo
comercial@etbacaria.com

Anônimo disse...

Enviada em: segunda-feira, 2 de março de 2009

Hugo,

Saio de Bruxelas amanhã às 6 da manhã. Chegarei em Salvador às 16h40, mas vamos ficar na capital até domingo .

Gostei do seu último retrato das sextas-feiras na praça.

Grégoire

Anônimo disse...

Enviada em: segunda-feira, 2 de março de 2009

Olá Hugo Carvalho, tudo bem?

Saudações Coloradas!

Muito interessantes tuas crônicas!

Um abraço

Gonçalina (Lina)

Anônimo disse...

Enviada em: quinta-feira, 5 de março de 2009

Querido Maestro Hugo, bom dia!
Segue link que dá acesso a matéria sobre venda de charutos online.
E adianto, sou muito mais o senhor, meu amigo PENSADOR, escritor, apreciador e divulgador!

Grande abraço,
Manoel

http://taste.uol.com.br/news/templates/noticia.asp?t=3&idNoticia=8281&secao=Tabaco

Anônimo disse...

Enviada em: sábado, 7 de março de 2009

Boa noite Hugo,

Estive em sua cidade em novembro passado e a achei muito simpática, não esperava que houvesse esse agito que vc citou. No que mais me liguei foram as caixas de som nos postes da praça, foi o máximo.

Espero ir novamente esse ano para fazer um tour pela fábricas de charutos.

Um fraternal abraço e boas baforadas.

Edmilson
edmilsonbcr@hotmail.com
Cação - São José dos Campos - SP

cma disse...

Como um bom charuto suas cronicas viciam rapido. Voce acaba de ganhar mais um fã e como todo bom prazer deve ser divulgado serei o seu maior divulgador. Carlos Amorim
amorimprod@hotmail.com

Antonio Carlos Soares disse...

Muito bom dia !
Foi muito prazeroso ler FM Burburinho 298
Onde você comenta sobre a nossa Cidade, especialmente da Praça Czuza Machado,que também gosto de frequentar qundo estou passando os finais de semana em São Gonçalo. Aliás, fiquei indignado neste último final de semana quando me deparei com a mesma, totalmente diferente de antes onde tinha uma linda fonte luminosa, que preferiram entulhar por ser mais barato do que fazer um conserto e
botar para funcionar. Assim também com a fonte luminosa da Praça do antigo Mercado.
Gostaria de saber se a Câmara dos Veriadores è consultada para tal decisâo, ou se os mesmos também são coniventes com isso? Pois, tive a curiosidade de pergunta para
alguém mais informado onde me responderam que não só foram essas como também foi entulhada a piscina ainda em construção do Compléxo de escolas no bairro da Pitubinha.
Será que esta decisão foi correta, ou nossos representantes estão brincando com o dinheiro público?
Sobre seu comentário sobre o então Prefeito eleito que lhe deu as costas como agradercimento, isso já mostrava como iria ser o novo prefeito pelos próximos quatro anos.
Infelizmente, os nossos conterrâneos ainda não aprenderam à votar. Por isso sofre a Cidade e todo seu Povo.
Vou parar por aqui, pois teria muita coisa prá falar.
Um forte abraço, de um dos seus leitores.
Antônio Carlos Soares
antoniocsoares@bol.com.br